Voltar
Home Blog Voltar

Abaixo a Síndrome da Passividade

Postado em: 02/02/2009 por Flávio Schmidt

Nesses últimos dias, fazendo a leitura do noticiário geral sobre a crise e o comportamento das empresas, fiquei observando como todos estão reagindo diante dessa situação.

As empresas mandaram reduzir custos, interromper projetos e fazer os cortes necessários para sua sobrevivência. Orientaram todos a assumirem atitudes de precaução e solicitaram que permaneçam em estado de alerta. O turbilhão passou, passaram as férias e todos praticamente retomaram a suas atividades normais. Entretanto, dá para perceber um clima geral de apatia.

Você não foi atingido diretamente por esse mal, mas ele envolve sua sensibilidade e humor. Você sabe que tem que continuar, mas aquela sensação de impotência tira sua disposição e entusiasmo. O que está acontecendo com você?

Estão todos praticando a contemplação do mercado. Estão vivendo a síndrome da passividade à espera do que irá acontecer. Por quanto tempo a contemplação será sustentável? Por quanto tempo esse estado de passividade permanecerá? Assim como o mercado impôs essa situação de crise, ele também irá impor a retomada da situação normal dos negócios. Uma crise não perdura.

O último noticiário sobre a expectativa de crescimento dos países para esse ano aponta que os países desenvolvidos permanecerão nos mesmos níveis atuais, mas que os países emergentes, entre eles o Brasil, crescerão de 2 a 3%. É uma expectativa, mas o país pode trabalhar para crescer mais e superar os 3 ou 4%.

Afinal, expectativa por expectativa, porque não apostar na expectativa positiva do crescimento?

Se este conceito for disseminado, as empresas se conscientizarão mais rapidamente e começarão a corrida para a ação de forma antecipada. A responsabilidade desse movimento positivo é da Comunicação Corporativa. Se os profissionais de comunicação assumirem esse papel, sairão na frente.

Independente da nuvem cinzenta da crise, as empresas estão cheias de resultados operacionais positivos e o começo do ano é o melhor momento para demonstrar isso e marcar posições relevantes no mercado.

Basta criarem campanhas positivas de informação, fazendo demonstração de resultados e dos planos de metas e crescimento para 2009.

As empresas que fizerem isso agora serão as líderes do movimento e lembradas por serem ativas e ágeis contra a passividade.

Abaixo a passividade. Aposte na expectativa positiva. Confie em você.

Comentário em: 27/04/2009 | Por Cristina Giacomo
Flavio, Parabéns pela iniciativa e, principalmente pela posição de otimismo. Penso como vc, quem sair na frente agora tomará os primeiros lugares em qualquer área. Abraços CG



Deixe um comentário

* Campos Obrigatórios

Entre em contato conosco pelo formulário abaixo:

Nome: * Nome (obrigatório)
Email: * Email (não será publicado) (obrigatório)
Mensagem:
*














Voltar Home Topo
Audemars Piguet replica watches Rolex Replica Watches www.replicareps.com
Copyright ? Todos os Direitos Reservados
Pro Imagem e Universo RP são marcas registradas.

Desenvolvimento
W2 Websites

IWC Replica Watches Richard Mille Replica Watches breitling replica watches Patek Philippe Replica Watches Rolex Replica Watches